20 de novembro de 2017
Home | NOVIDADES | Inovação | 5 Inovações sociais incríveis

5 Inovações sociais incríveis

É necessário a ajuda de todos, sejam ativistas, cientistas, engenheiros ou artistas, para fazer do mundo um lugar melhor. Todos os dias temos exemplos de como a tecnologia esta sendo usada para promover melhorias em nossa vida.

Vamos conferir algumas inovações que valem a pena:

Controle aéreo feito por pombos.

Pigeon Air Patrol

O projeto, que começou em Londres e que hoje já está em outros países, equipou 10 pombos treinados com pequenas mochilas que contêm monitores que ajudam a medir a qualidade do ar na cidade, além de um sistema de GPS para monitoramento das áreas urbanas.

Os resultados já podem ser conferidos no twitter  @PigeonAir . Vale a pena dar uma olhada!

A intenção do projeto é conscientizar sobre a importância da preservação e combate a poluição e levantar questões sobre o tema.

CareKit

CareKit
Interface do CareKit

Primeiro, é necessário explicar que o CareKit é um aplicativo criado pela Apple que monitora a sua saúde a partir de dados que você mesmo pode inserir e também pelo acompanhamento de dados de wearables como smartwatches, smartbands e afins.

O CareKit é open source e permite que os dados da pessoa sejam compartilhados com médicos e outros programas, auxiliando no diagnóstico de doenças, condições do paciente e acompanhamento do tratamento.

O primeiro programa desenvolvido para a coleta destes dados foi voltado a doença de Parkinson e já está sendo usado nos 6 maiores centros médicos do Estados Unidos.

Liam

Apple Liam

Ainda na pauta Apple temos Liam, um robô que recicla iPhones desmontando e separando cada parte, desde a bateria até os parafusos. Liam pode reciclar um aparelho em até 11 segundos.

Liam foi criado pensando em responsabilidade ambiental. Como sabemos o ato de reciclar não só economiza recursos, mas também economiza muita energia. A expectativa é de que outras companhias sigam pelo mesmo caminho.

Só para você ter uma ideia, reciclar vidro gera uma economia de 92% da energia que é usada para se fazer um vidro novo.

Utensílios comestíveis

1903238bd5a13e2ab0e84c2fd811bd0b_original

Um grupo de confeiteiros lançaram uma campanha de arrecadação no KickStarter. A proposta é trocar utensílios de plástico por utensílios feito a partir de arroz que são comestíveis, e que ainda conta com uma variedade de sabores.

A validade dos utensílios é de 2 anos e consegue aguentar até 20 minutos com sopas ou molhos quentes, antes que fique mole.

Os talheres já são vendidos na Índia, e agora a ideia é ir além, criando também copos, pratos e muito mais em escala para exportação.

Algae – Algas como garrafas de água

algae-water-bottle-by-ari-jonsson-designmarch_dezeen_ban

Essa proposta é uma das mais impressionantes.

Você sabia que mais de 50% do plástico produzido no mundo é usado apenas uma vez?

Não? Nem eu. Pensando nisso, um estudante de desenho industrial chamado Ari Jónsson, desenvolveu garrafas de água biodegradáveis. Essas garrafas são feitas a partir de algas e são 100% natural.

O processo de fabricação é bem caseiro: primeiro é misturando pó de alga com água, a seguir um molde (no formato de uma garrafa, claro!)  é banhado na solução para depois ser congelado. A partir da repetição deste processo é obtido a garrafa.

Simplesmente impressionante.

E vocês, conhecem alguma iniciativa bacana e quer compartilhar conosco?

Comente! Abraços e até a próxima!

 

Sobre Allan Oliveira

Allan Oliveira
Desenvolvedor, publicitário, entusiasta, gamer, um eterno curioso de mente inquieta, aficionado em Sci-Fi e animes. Montou muito computador, consertou diversas impressoras até atingir seu patamar atual. Atualmente possuiu o know-how com vasta experiência na criação e desenvolvimento web. Hoje atua principalmente como desenvolvedor e consultor em novas tendências, depois da tecnologia sua grande paixão é a astronomia.

Check Also

Tech Cycle Challenge: Inovação para quem gosta de bike

Os números que rodeiam o universo dos ciclistas não são nada satisfatórios. Segundo a ONG ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *