20 de novembro de 2017
Home | URBANO | Meio Ambiente | Conheça o Movimento Parque Toronto Eu Te Quero Vivo

Conheça o Movimento Parque Toronto Eu Te Quero Vivo

#TorontoVivo
#TorontoVivo

Sobre o Movimento Parque Toronto Eu Te Quero Vivo
Devida a preocupação de alguns ambientalistas e frequentadores do Parque Cidade de Toronto em revitalizar a infraestrutura do Parque o Movimento se iniciou, mas obteve mais força ao descobrirem o Projeto da SIURB- Prefeitura de Sao Paulo de drenagem urbana em alguns Parque Urbanos, destacando o Toronto, no qual o lagos serveriam para amortecer as cheias em Lagos de Parques Municipais, se tornando “piscinões”, e interferindo negativamente na Avifauna presente.

O Movimento, criado pelo Ambientalista Edson Domingues, conta com a presença de pessoas engajadas em movimentos sociais locais e ambientalistas, como eu, Érica Sena, além da presença de moradores do entorno do Parque, e do Vereador Aurélio Nomura.

Para o Vereador Aurélio Nomura, essas medidas prejudicam o meio ambiente. “É estranho a prefeitura apresentar um projeto que transforma lagos em piscinões porque essas obras acabam com a fauna e a flora do local. É um absurdo utilizar lagos como sistema de macrodrenagem da cidade”.

Muito ainda temos a fazer. Uma base orçamentária realizada pela Prefeitura para recuperação de ambas as passarelas está sendo atualizada por técnicos da Secretaria. SVMA está empenhada na realização da batimetria do lago para projetar o desassoreamento.” , relata Edson Domingues

12938149_849044351889092_2981954727824925339_n

Sobre o Parque Cidade de Toronto em São Paulo
Localização: Av. Cardeal Motta, 84 – City América / Pirituba
Resultado do programa de intercâmbio profissional, criado em 1987 pelas prefeituras da cidade de São Paulo e de Toronto, no Canadá, e coordenado por SEMPLA, a área escolhida para implantação do Parque está situada junto à Rodovia dos Bandeirantes e atende vários bairros da região de Pirituba.
Remanescente do loteamento “City América”, os brejos e o lago constituem grande parte da área, que por isso apresenta uma fauna com morada e hábitos típicos desse ecossistema.
Apresenta registro de cerca de 84 espécies,destacando a Avifauna.
Já foram observadas o aparecimento do gavião-de-cabeça-cinza e as inusitadas aparições de flamingo-chileno, que por alguns dias descansa e se alimenta no lago. Além disso, foram observados exemplares de preá e furão.
Possui vegetação composta predominantemente por brejo, bosque com espécies que caracterizam a paisagem canadense, áreas ajardinadas, além de reflorestamento com espécies nativas de Mata Atlântica. Destacam-se maciços de capim-dos-pampas, copaíba, ingá-banana, ingá-bugio, ingá-doce, ipês (Handroanthus chrysotrichus, H. heptaphyllus e H. impetiginosus), quaresmeira, quaresmeirinha, liquidâmbar, paineira, pau-brasil, plátano-de-londres, suinã e tuia-do-canadá.(Prefeitura de São Paulo)

Mais fotos, clique aqui.

Histórico do Movimento Parque Toronto Eu Te Quero Vivo
Foi iniciado em de 06 de Janeiro de 2016,com a criação da Pagina no Facebook ,com a publicação das diversas ações realizadas em defesa do Parque Cidade de Toronto.
Muito ainda temos a fazer. Uma base orçamentária realizada pela Prefeitura para recuperação de ambas as passarelas está sendo atualizada por técnicos da Secretaria. SVMA está empenhada na realização da batimetria do lago para projetar o desassoreamento.” , relata Edson Domingue

Representantes deste Movimento estiveram:
na Secretaria Municipal do Verde – SVMA;
na Câmara Municipal de São Paulo;
na Associação Comercial de São Paulo – Distrital Noroeste;
e na Paróquia São Domingos Sávio, onde conseguiram o apoio do Padre José Carlos.
Também visitaram o Consul Geral do Canadá em São Paulo juntamente com o Vereador Aurélio Nomura, onde foram recepcionados pelo Consul Geral Exmo Sr. Stéphane Larue.
Os moradores do Parque São Domingos e City América abraçaram a causa.

As ações do nosso Movimento ganharam eco em outras regiões da cidade. Tornaram-se nossos aliados os Movimentos do Parque Augusta e Parque Linear do Caxingui. O Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental – PROAM, o Conselho de Desenvolvimento Sustentável – CADES Pirituba-Jaraguá e o Blog Pensar Eco também se solidarizaram a nossa luta!”, segundo Edson Domingues, organizador do Movimento.

pageAções de mobilização:
coleta de assinaturas e distribuição de material explicativo (Boletins) em frente ao Parque e no entorno dele, conscientizando os moradores e público do Parque da problemática;
conscientização através de cartazes afixados em comércios da região;
conscientização através dos meios digitais;
reunião com organizadores e sociedade.

Agora que vocês estão cientes disso, convido a todos a  conhecerem nossa página no Facebook, curtirem e assinarem a nossa petição digital.

Temos que evitar que a Prefeitura de São Paulo, coloque esse Projeto em prática. O Pq da Aclimação, infelizmente já teve seu lago transformado em piscinão. Temos que lutar para que os demais não sejam, como é o caso dos Parques: Piqueri, Jacques Cousteau, Alfredo Volpi e Burle Marx e Ibirapuera!

Conheça mais sobre o movimento no facebook. Para acessar, clique aqui.

 Assine a petição online, clique aqui.

Érica Sena: bióloga, gestora ambiental, educadora- Blog Pensar Eco http://pensareco.blogspot.com

https://www.facebook.com/erica.sena1

https://www.facebook.com/pensar.eco1/

Sobre Érica Sena

Érica Sena
ÉRICA SENA Criadora e responsável pelo Blog Pensar Eco, é lógico! (2009) FORMAÇÃO • Bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas- Universidade Mackenzie 1993-1997 • Bacharelado em Gestão Ambiental- FMU- 2007-2009 • Especialização em Tecnologias Ambientais- FATEC 2001-2003 Email: ericasena.ambientalista@yahoo.com.br

Check Also

Você faz parte de luta, arregace as mangas e mude suas atitudes em 2017!

Não penso que a saída para a humanidade seja o retrocesso, ou seja, voltar ao ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *