18 de janeiro de 2018

Aproveite melhor seu 13º salário

O 13º salário já está quase na mão. Uma entrada de caixa extra na sua renda para que você possa fazer o que bem entender. Essa é uma oportunidade para você colocar a casa em ordem e ficar atento às despesas, ainda que não muito desejadas, que surgem para estragar…

User Rating: 4.4 ( 1 votes)
0

13-salario

O 13º salário já está quase na mão. Uma entrada de caixa extra na sua renda para que você possa fazer o que bem entender. Essa é uma oportunidade para você colocar a casa em ordem e ficar atento às despesas, ainda que não muito desejadas, que surgem para estragar seus planos de desfrutar esse dinheiro sozinho. Por isso, para que você aproveite melhor seu 13º salário é muito importante que você faça um bom planejamento de como pretende utilizá-lo, antes de colocar as mãos nele.

Está endividado?

Eduardo Tambellini, sócio-diretor da consultoria de gestão e risco de crédito GoOn,  acredita que essa possa ser uma oportunidade para você arrumar a casa, equilibrar suas contas. “O período de final do ano é sempre marcado por um momento onde os credores estruturam suas campanhas de recuperação de dívidas. Isso ocorre porque, além da busca de fechar o ano com resultados melhores, existe uma injeção de recursos financeiros no mercado, motivado acima de tudo pelo 13º salário”.

Para Tambellini, “caso você tenha débitos em atraso, essa deve ser sua prioridade: É o momento de contatar o credor, buscar liquidar a dívida e de preferência à vista ou em um menor número de parcelas possíveis. Essas condições, geralmente, apresentam descontos mais atraentes”.

No entanto, o especialista faz uma ressalva “se você tem empréstimos onde paga prestações mensais, vale a pena entender o quanto você ganharia no valor total da dívida se fizesse uma antecipação das parcelas”.

Não tem dívidas? Nem prestações?

Parabéns! Você faz parte de uma parcela privilegiada da população. Mas não é por isso que você irá gastar todo o seu 13º salário. Lembre-se das despesas extraordinárias, típicas de dezembro e janeiro, que estão por vir.

Se por um lado dezembro está cheio de comemorações e presentes para a família, amigos e colegas de trabalho. Por outro, janeiro é praticamente um mês de 13º às avessas. O salário do mês será o de sempre e as despesas implacáveis. Tem IPVA, IPTU, material escolar e cartão de crédito exigindo o pagamento de todos os abusos de dezembro. Por isso, limite os gastos ao valor dos recursos disponíveis e planeje com antecedência. Para não gastar demais, seja criativo e pesquise, seu bolso irá agradecer. É possível comemorar e presentear gastando pouco. Com o que economizar, aproveite para fazer algum tipo de investimento, que permita manter uma reserva futura, pois períodos difíceis podem surgir.

Sobre Caco Batista

Jornalista, fez sua vida apoiando-se em porquês. Acredita que histórias são fragmentos de vida que qualquer um pode compreender.

Check Also

3 dicas para posicionar a sua marca na internet e vender mais

A cada ano, os consumidores compram mais na internet, principalmente, por meio de seus aparelhos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *