21 de janeiro de 2018
Home | Cêviu | Digable Planets vêm ao Brasil com formação original

Digable Planets vêm ao Brasil com formação original

digable

O Festival Batuque chega a sua sétima edição em 2016, e todo ano ficamos na expectativa sobre quem será o headliner (atração principal). A primeira edição do festival aconteceu em 2010, mas sua história começou antes disso. Desde 2002, o SESC Santo André promove eventos voltados para a música negra. Até 2009, o projeto se chamava Indie Hip-Hop e entre 99 e 2001 se chamava DuLôco Festival. Em 2010, conforme o crescimento do projeto e a diversidade sonora de cada apresentação, o foco foi ampliado e em sua primeira edição sob o nome de “Batuque”, o festival trouxe Femi Kutti, filho do maior nome do Afro Beat contemporâneo, Fela Kutti. Nos anos seguintes tivemos nomes internacionais como Q-Tip, Erikah Badu e Joey Badass, ou seja, a organização não tá pra brincadeira.

Mas esse ano, os caras resolveram “matar do coração” a rapaziada que curtiu o jazz rap da primeira metade dos anos 90, e trarão nada mais nada menos que o Digable Planets. O grupo, formado no Brooklyn (New York) em 1992, vem ao Brasil com sua formação original composta por Ishmael “Butterfly” Butler, Mary Ann “Ladybug Mecca” Vieira e Craig “Doodlebug” Irving. Lançaram dois discos: Reachin’ (A New Refutation of Time and Space), de 1993, e Blowout Comb, de 1994. O trio se reuniu algumas vezes de 2005 a 2010, para pequenas turnês que acabaram gerando expectativas de novas músicas, mas essas reuniões acabaram não sendo suficientes para que a banda lançasse um novo disco e voltasse a ativa.

Ishmael Butler esteve recentemente no Brasil para alguns shows no SESC Pompéia com seu projeto de hip hop futurista Shabazz Palaces que tiveram cobertura do Amplifique-se. A banda completa esteve uma única vez no Brasil, em 1994 participando do já extinto Free Jazz Festival, ou seja, são 22 anos de espera pra quem acompanhou o som dessa galera desde o início e sabe da importância do som deles. Essa espera vai valer muito a pena… pode acreditar!

Confira o line-up completo do festival:

Sábado

Caio apresenta os beats de Pitzan  (Elo da Corrente)
Laylah Arruda
Espião/Sala 70
Hurtmold
Digable Planets
Black Alien

Domingo

Pathy DeJesus apresenta Tiago Rump (beats)
Jamés Ventura
Tássia Reis
Metá Metá
Digable Planets
Criolo

Sobre Cristiano Boti

Cristiano Boti
Filho da Leninha, pai da Belinha e do pequeno Sam, sãopaulino chato e baterista das bandas Lunatone e Gil Sant'Anna. Designer gráfico formado pela vida com pós-graduação nas ruas de São Paulo. Apreciador de boa música e de bons filmes. Fã de Jorge Ben, Beastie Boys, Tarantino e Chaplin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *