20 de novembro de 2017
Home | URBANO | Meio Ambiente | É o ano começou ambientalmente insustentável e sujo

É o ano começou ambientalmente insustentável e sujo

praia_lixeira-9237

2016 chegou, e com ele muitos desejos e planos de ano novo. Ondas puladas, flores, velas, perfumes e bebidas oferecidas para Iemanjá em troca de realização de desejos, mas no fundo, continuamos os mesmos.

Primeiro dia do ano fomos bombardeados com fotos das principais praias brasileiras cheias de lixo, decorrentes das festas de réveillon, aí eu pergunto a vocês: Iemanjá, a rainha do Mar, se contenta em ver esse lixo no seu habitat? Acho que não!

Toneladas de lixo foram retiradas das praias, mostrando que as pessoas continuam sem educação, sem respeito ao meio ambiente, e sem tomada de consciência ambiental. Esquecem que tudo que deixaram na areia como oferenda, ou como descarte da festa, quando não coletados, vão para o mar, e muitos deles são confundidos como alimentos, (sacos plásticos, tampas, entre outras embalagens plásticas) para animais que vivem ou se alimentam do ecossistema marinho, levando a morte desses animais por asfixia.

Não adianta fazermos rituais para passagem de ano, rezar, fazermos planos, se NÃO MUDARMOS NOSSAS ATITUDES, desde as mais simples, como recolher o lixo que produzirmos, até as mais complexas: crescermos MORALMENTE e respeitarmos o próximo e o Planeta.

Esse lixo deixado em todos os lugares, principalmente nas principais praias do Brasil, só me mostra que não merecemos muita coisa do Universo, pois continuamos em pleno século XXI, como estivéssemos no tempo das cavernas, pois ainda não sabemos cuidar da nossa casa, respeitar nossos semelhantes e outras espécies.

O Universo nos dá o que merecemos, por isso não reclamem de catástrofes, mudanças climáticas e muitas doenças. Nós continuamos cavando nossa própria cova!

Não é só o povo que tem culpa, o governo e os organizadores desses mega eventos também têm, já que não investem em campanhas para sensibilizar a população a destinar o lixo corretamente, não disponibilizam contêineres de lixo em quantidade necessária para evitar isso. Afinal, todos são responsáveis pelo lixo que geram, independente dele ser descartado em residências, trabalhos ou lazer.

Se concordarmos com a frase que o Universo nos dá aquilo que merecemos, chegaremos à conclusão que começar o ano com atitudes insustentáveis com o Planeta, pode nos  render mais problemas no futuro próximo!

 

‪#‎MaisconscientizaçãoambientalBrasil

‪#‎Ambientalistasofre

Érica Sena: bióloga, gestora ambiental, educadora-

Blog Pensar Eco http://pensareco.blogspot.com

https://www.facebook.com/erica.sena1

https://www.facebook.com/pensar.eco1/

Sobre Érica Sena

Érica Sena
ÉRICA SENA Criadora e responsável pelo Blog Pensar Eco, é lógico! (2009) FORMAÇÃO • Bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas- Universidade Mackenzie 1993-1997 • Bacharelado em Gestão Ambiental- FMU- 2007-2009 • Especialização em Tecnologias Ambientais- FATEC 2001-2003 Email: ericasena.ambientalista@yahoo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *