20 de novembro de 2017
Home | NOVIDADES | Empreendedorismo | Empreendedor canadense incentiva brasileiros a imigrarem

Empreendedor canadense incentiva brasileiros a imigrarem

Sempre ouvimos histórias de brasileiros que saíram do país em busca de uma melhor qualidade de vida. Porém, hoje o Amplifique-se fez o caminho inverso, conversamos com um empreendedor canadense que morou por 4 anos no Brasil e hoje ajuda brasileiros a se colocarem no mercado de trabalho canadense. Ilya Brotzky, 27 anos, é explorador de novas fronteiras, curioso pelo mundo e tecnologia, gosta de viajar, e mais do que tudo, conectar pessoas.

Em 2010, Ilya chegou ao Brasil com interesse em conhecer um país em desenvolvimento e especialmente ter contato com o empreendedorismo social, acabou escolhendo nossa terra como destino. Começou a trabalhar na Vale do Rio Doce, como trainee de gestão. Devido a função morou por 8 meses nas cidades de Belo Horizonte – MG e Vitória – ES e depois voltou a morar por mais 8 meses no Canadá, ainda trabalhando pela mesma empresa.

“Foi muito bom e ao mesmo tempo me deu muito medo. Não tinha garantia de nada e estava começando uma nova aventura em um novo país.”

Quando saiu da Vale em 2011, Ilya voltou para o Brasil e trabalhou como voluntário para a ONG Mobile Metrix, organização de pesquisa de mercado da Stanford University que conecta comunidades carentes com produtos e serviços de grande necessidade, onde como desenvolvedor de negócios, conseguiu atrair grandes empresas brasileiras para contribuir financeiramente com o projeto.

Ilya se disse surpreendido com a forma calorosa das pessoas e a energia no mundo das startups brasileiras. Embora tenha se sentido frustrado com o nível de burocracia, especialmente com os estrangeiros.

Após atuar como empreendedor social no país, Ilya entrou para aceleradora 21212 no RJ. Foi neste momento que teve o maior contato com as startup brasileiras, onde teve grandes mentores e trabalhou como Chief Operating Officer das empresas Zoni e EasyAula, o que influenciou muito para sua formação profissional.

Em 2014, Ilya voltou para o Canadá, e para sua surpresa, teve outro choque cultural. A readaptação não foi tão fácil quanto o esperado, e mesmo tendo experiências internacionais e sendo canadense, teve alguns problemas para conseguir voltar ao mercado de trabalho local, digamos que ele percebeu o quanto era difícil para um imigrante brasileiro conseguir uma colocação no mercado canadense.

Foi aí que Ilya, percebeu uma oportunidade de negócio, e fundou, junto a seu sócio Ryan Patterson, a empresa especializada em preparar profissionais brasileiros para o mercado tecnológico e mídia digital canadense, além de auxiliar o profissioal a conquistar um networking eficiente e encontrar oportunidades de empreendedorismo ou trabalho ideal para seu perfil.

11265245_1599979250281572_5298320655724009053_n
Membros da Startup VanHack

VanHack ajuda na preparação de um perfil profissional canadense através da montagem de um currículum, carta de apresentação e perfil melhorado no Linkedin. Além de uma plataforma online de conteúdos, webinars e aulas semanais de prática de entrevistas em inglês. Quase 100 VanHackers brasileiros já contrataram o pacote Premium e grande parte deles já conseguiram entrar no mercado de trabalho canadense.

Pra finalizar, Ilya deixa uma dica para quem tem interesse em sair da zona de conforto e tentar a sorte no Canadá:

“ Desejo boa sorte para todos que estão pensando em imigrar para o Canada e recomendo que ganhe alguma habilidade técnica ou pense sobre como pode entrar no mercado de tecnologia. O processo de imigração é algo difícil. Tudo muda, mas no final você acha paz e felicidade, coisas que não tem preço.”

Sobre Danilo Correia

Aspirante a empreendedor no ecossistema de Startups da América do Norte. Praticante de marketing on-line com proficiência em mídia social. Mora em Vancouver no Canadá e é apaixonado por fotografia, tem grande interesse em história e avanços em tecnologia. Valoriza a criatividade, integridade e gratidão. Sonha em guiar a humanidade para um melhor destino através de empreendedorismo e tem o desejo de viajar o Mundo e o Espaço Sideral.

11 comments

  1. Luiz Carlos da Silva

    Gostaria muito de uma oportunidade de tornar-se um cidadão Canadense e desfrutar da paz e das belezas humanas que sei que existem neste país.

    Luiz Carlos

  2. Bom dia

    Gostaria de saber mais como funciona

    Obrigado

  3. Ola tudo bem,eu qeria ver com vc como q agente faz pra obeter sua ajuda,prq ja faz muito tempo q tou tentando ir pro canada morar com minha familia e conseguir trabalho.

  4. Prezados, parabéns pela idéia! São visionários e excelente conteúdo!
    Envei um e-mail nos contatos para viabilizarmos uma possível parceria.

    Obrigada!

  5. Parabéns pela iniciativa. Acredito que muitos brasileiros que atuam na área do empreendedorismo, principalmente o social tem muito valor a agregar em solo canadense. Sucesso!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *