21 de agosto de 2017
Home | COMPORTAMENTO | Educação | Escola Zen

Escola Zen

E se tivéssemos a oportunidade de oferecer às nossas crianças uma escola nas quais os princípios zen fossem parte do processo educacional da escola. Se as crianças tivessem momentos de yoga, shantala (massagem), aprendessem a respirar, a ter uma mente mais atenta e, de fato, exercer compaixão para com todos os envolvidos em sua comunidade? E se esta escola fosse pública e gratuita? E se essa escola fosse na periferia da sua cidade?

Pois bem. Os moradores do Jardim Peri Alto, zona norte de São Paulo, já contam com essa instituição. O Centro Educacional Infantil Ananda Marga, administrada pela ONG Amur-Amurtel, oferece a 110 crianças, de 0 a 3 anos, aulas de yoga, expressão corporal, relaxamento, massagem, dieta vegetariana e ainda ensinam às famílias como replicar esses rituais em suas casas para garantir uma desenvolvimento integral dos seus alunos.

Não há como divergir da forma de educar dessa instituição. É dado, por inúmeros estudos, que a meditação é uma forma excelente de lidar com estresse e ansiedade, por exemplo. E quantos pais nos relatam que seus filhos “sofrem” desse mal?

Acredito que disponibilizar aos pequenos, desde cedo, ferramentas e estratégias para atuarem no mundo de forma mais digna é premente para uma sociedade mais equânime. E se inserirmos isso num contexto nos quais as crianças estão expostas a mais riscos – ou seja, comunidades carentes – fico pensando em quanto podemos, de fato, mudar nossa sociedade para uma mais humana e mais desperta.

Não deixe de conhecer os trabalhos da ONG Amur-Amurtel em todo o Brasil e descubra como você pode contribuir!

Página da ONG Amur-Amurtel – http://www.amurt.org.br

 

Tathy

Sobre Tathy Morselli

Tathy Morselli
Tathy é professora, escritora e tradutora. Estudou Pedagogia e fez pós-graduação em Estudos Literários. Tem uma biblioteca razoável, um Kindle debaixo do braço e sempre uma câmera na mão. Acredita que desassossegar as pessoas leva a visões e pensamentos mais profundos sobre o mundo que nos cerca.

Check Also

Férias no Museu do Futebol resgata brincadeiras de rua com o universo da Turma da Mônica

De quinta a domingo no mês de janeiro, a garotada se divertirá com jogos como ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *