21 de janeiro de 2018
Home | NOVIDADES | Inovação | Google cria botão de pânico para impedir que a Inteligência artificial saia dos trilhos.
Inteligência artifical do Google
Google cria botão de pânico para impedir que a Inteligência artificial saia dos trilhos.

Google cria botão de pânico para impedir que a Inteligência artificial saia dos trilhos.

Lembram que falei sobre o sistema de IA do Google criando dramas? Agora o DeepMind irá contar com um dispositivo de segurança caso um operador humano necessite assumir o controle de um robô que venha a se tornar uma ameaça.

Segundo o documento chamado “Safety Interruptible Agents” (Agentes de interrupção de segurança, em tradução livre), elaborado em parceria com o Instituto do Futuro da Humanidade da Universidade de Oxford, descreve o sistema de interrupção de IA, que também conta com um sistema de segurança para que a IA não o desabilite (como os filmes já mostraram).

Observando o atual panorama e trocando em miúdos, temos no canto azul do ringue empresas como Google, Amazon, Facebook e Microsoft que estão pesquisando e desenvolvendo sistemas de IA cada vez mais inteligentes e, no canto vermelho, temos Elon Musk e Stephen Hawking, que acham que a IA representa uma grande ameaça a humanidade.

Além disso, temos diversos filmes que flertam com essa hipótese, e neles geralmente os sistemas de IA avançados chegam rapidamente a ideia que não somos tão úteis ao planeta já que fazemos nosso lar de lixeira, poluímos, entre tantos outros litígios à Terra.

Agora, imagina uma IA com uma certa consciência, criatividade e livre acesso à internet. Pode ser uma receita explosiva, vide o caso da Microsoft.

Não, caro leitor, nem em meus sonhos (ou pesadelos) desejo que um apocalipse das máquinas aconteça, porém acredito que devemos ter limitadores e reguladores (assim como temos para os humanos). Como sempre falo, não somos o topo da evolução, apenas um capítulo dela

E você, acha que podemos ter uma Skynet, ou mesmo que já estamos na Matrix? Deixe sua opinião no comentário!

Sobre Allan Oliveira

Allan Oliveira
Desenvolvedor, publicitário, entusiasta, gamer, um eterno curioso de mente inquieta, aficionado em Sci-Fi e animes. Montou muito computador, consertou diversas impressoras até atingir seu patamar atual. Atualmente possuiu o know-how com vasta experiência na criação e desenvolvimento web. Hoje atua principalmente como desenvolvedor e consultor em novas tendências, depois da tecnologia sua grande paixão é a astronomia.

Check Also

Tech Cycle Challenge: Inovação para quem gosta de bike

Os números que rodeiam o universo dos ciclistas não são nada satisfatórios. Segundo a ONG ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *