25 de novembro de 2017
Home | CULTURA POP | GOT – Principais Casas e seus membros

GOT – Principais Casas e seus membros

Westeros

As casas de Game Of Thrones são as famílias que compõe os Sete Reinos e a estrutura dessa sociedade se assemelha ao feudalismo. Em Westeros (continente onde se passa a história) os feudos foram introduzidos pelos ândalos (um dos três maiores grupos étnicos de Westeros) durante sua invasão. Trata-se de uma sociedade estamental* rígida cujo o critério principal é o nascimento, composta pelo rei, pelos nobres e pelo povo comum, mas ao contrário do feudalismo real, a Fé dos Sete (religião dominante) não parece formar uma ordem acima das outras.

Westeros-and-the-Free-Cities-map-game-of-thrones-37310868-1200-1418_large

As principais casas de GOT são:

Game of Thrones - House Baratheon

Casa Baratheon – Ours is the fury (Nossa é a fúria) – Principal casa das Terras da Tempestade, também é uma das grandes casas de Westeros. Seu brasão é um veado negro coroado em um fundo dourado. Os membros dessa casa são conhecidos pelo temperamento forte, tendem a ser grandes, de cabelos pretos e olhos azuis. Os principais personagens são: Robert Baratheon (Rei de Westeros); Stannis Baratheon e Renly Baratheon, seus irmãos.

Game of Thrones - House Lannister

Casa Lannister – Hear me roar (Ouça-me rugir) – A Casa Lannister de Rocheado Casterly é a mais rica entre as Grandes Casas. Seu principal castelo é Rocheado Casterly. São conhecidos por seus cabelos dourados e olhos claros. Seu brasão é um leão dourado em campo com fundo vermelho, eles possuem também um lema não oficial, “Um Lannister sempre paga suas dívidas”. Os principais personagens são: Tywin Lannister; seus filhos Cersei Lannister (casada com o Rei Robert Baratheon, logo a Rainha de Westeros) Joffrey, Myrcella e Tommen que são seus filhos; Jaime Lannister (irmão gêmeo de Cersei) e Tyrion Lannister (o anão).

Game of Thrones - House Stark

Casa Stark – The Winter is Coming (O Inverno está Chegando) – A Casa Stark de Winterfell é uma das grandes casas de Westeros e a principal casa nobre do Norte, a maioria das casas menores são seus vassalos. Antigamente eles governaram como Reis do Inverno, mas desde a conquista Targaryen eles têm sido os Protetores do Norte, sua sede é um antigo castelo famoso por sua força, Winterfell. O brasão da casa é um grande lobo cinzento correndo em um campo branco de gelo. Os homens dessa casa são duros e possuem uma grande honra, as principais características são cabelos castanhos escuros ou pretos e os olhos cinzentos, além de um rosto comprido, característico da família. Seus principais personagens são: Eddard Stark; sua esposa Catelyn Tully (da casa Tully); seus filhos Robb, Sansa, Arya, Brandon, Rickson – todos Starks – e Jon Snow (possui esse sobrenome por ser um filho bastardo).

Game of Thrones - House Targaryen

Casa Targaryen – Fire and Blood (Fogo e Sangue) – Os Targaryen são o sangue do dragão, descendentes dos grandes senhores da antiga Cidade Franca de Valíria. Embora os reis Targeryan tenham tomado como sede a cidade de King’s Lading, a sede dos herdeiros continuou sendo Dragonstone, sua fortaleza ancestral. O brasão é um dragão vermelho com três cabeças expelindo chamas em um fundo negro. Eles possuem uma beleza notável com olhos lilases, índigos ou violeta e cabelos ouro-prateados ou branco platinados. Principais personagens: Viserys e Daenerys Targeryan, que vivem refugiados depois da rebelião contra seu pai, o Rei Aerys Targeryan.

House-Greyjoy-game-of-thrones-20596014-1600-1200

Casa Greyjoy – We do not sow (Nós não semeamos) – A Casa Greyjoy de Pyke é uma das grandes casas de Westeros, governa sobre as Ilhas de Ferro, uma coletânea pedregosa e sombria de ilhas na costa oeste de Westeros, descendem do Rei Cinzento da Era dos Heróis, que segundo a lenda casou-se com uma sereia. Seus costumes antigos os fazem pessoas difíceis de conviver, saqueiam vilas com seus navios, roubam e sequestram pessoas. Seu símbolo é uma grande lula dourada em um campo negro. Os membros dessa casa utilizam com frequência a citação “What is dead can never die” (O que está morto não pode morrer) que é o trecho de uma oração ao Deus Afogado. Principais personagens: Theon e Asha Greyjoy, filhos do líder casa Balon Greyjoy.

Poster-Casa-Martell-Game-of-thrones

Casa Martell – Unbowed, Unbent, Unbroken (Insubmissos, não curvados, não quebrados) – A Casa Nymeros Martell de Lançassolar é a governante de Dorne. Nymeros indica “linhagem de Nymeria”, mas geralmente é chamada somente de Casa Martell. O brasão Martell é um sol vermelho perfurado por uma lança dourada em um fundo laranja. Tanto o sangue como os costumes e a história distinguem os homens de Dorne dos outros reinos. São quentes e com temperamento forte, suas mulheres quase sempre são tão lutadoras quanto os homens, além de serem muito independentes. Possuem pele morena clara e cabelos pretos e lisos, com olhos levemente puxados. Seus principais personagens são: Oberyn Martell e sua amante Ellaria Sand (não é da casa, mas vive com Oberyn); Ellia e Doran (irmãos de Oberyn); Trystane Martel, filho de Doran.

Maison_Arryn

Casa Arryn – As high as honour (Tão alto como a honra) – A Casa Arryn do Eyrie é a principal casa nobre do Vale. Sua sede principal é o Eryie, mas possuem outras moradas, incluindo o castelo de inverno nos Moon’s Gate. Ambas as fortificações estão situadas na Lança do Gigante, a montanha mais alta do Vale. Sua linhagem descende dos velhos Ândalos que invadiram Westeros, normalmente se casando com outros nobres Ândalos, a Casa Arryn tem atualmente a mais pura descendência da nobreza Ândala. Seu símbolo é um falcão e um quarto crescente brancos em um campo azul-celeste. Seus homens são grandes e com expressão forte, cabelos negros e olhos escuros. Principais personagens: Jon Arryn é o rei da casa e também “mão do rei” (encarregado de executar as ordens do rei e manter a paz no reino) e sua esposa Lysa Tully (da Casa Tully, irmã de Catelyn).

Casa_Tyrell_Canal_35

Casa Tyrell – Growing Strongs (Crescendo Forte) – A Casa Tyrell de High Garden é uma casa de grandes senhores da Campina, é uma casa grande e rica, sua riqueza é superada apenas pela Casa Lannister, porém os Tyrell possuem a maior força militar. O brasão Tyrell ostenta uma rosa dourada em um campo verde-relva. Os membros dessa família tendem a apresentar cabelos encaracolados e olhos castanhos ou dourados. Principais personagens: Lorde Mace Tyrell; seus filhos Margaery e Sor Loras Tyrell; e sua mãe Olenna Tyrell.

4e9ee85572a16585d5339ef8135a3ff3

Casa Tully – Family, Duty, Honor (Família, Dever, Honra) – A Casa Tully de Riverrun é a principal casa nobre das Terras do Rio e governa a região como Lordes do Tridente. Seu castelo é Riverrun. Os Tully vêm de uma antiga linhagem de Senhores do Correrrio, que data da Era dos Heróis, mas nunca foram reis. Seu brasão é uma truta prata pulando em um campo listrado de azul e vermelho. Os membros dessa família tendem a ter cabelo ruivo, olhos azuis brilhantes e maçãs do rosto salientes. Seus principais membros são: O Lord Hoster Tully e suas filhas Catelyn e Lysa Tully.

maxresdefault

Casa Bolton – Our Blades are sharp (Nossas Lâminas são afiadas) – A Casa Bolton descende dos primeiros homens e remonta a Era dos Heróis. Sua sede é Dreadfort e eles são um dos mais poderosos senhores do Norte, são conhecidos por esfolarem seus inimigos. Seu brasão é um homem esfolado em vermelho sobre um fundo rosa. O ditado comum da Casa Bolton é “um homem esfolado não guarda segredo”. A Casa Bolton foi considerada extinta depois do assassinato de Roose Bolton e da derrota e morte de Ramsay Bolton na Batalha dos Bastardos, onde a Casa Stark retoma Winterfell e seu domínio sobre o Norte. Isso provocou a extinção dos Boltons e a casa não possui mais nenhum herdeiro legítimo ou bastardo.

502329

Existem também outros dois “clãs” importantes na história de GOT, que são a Patrulha da Noite e o Povo livre de Bravos. A Patrulha da Noite é uma ordem militar dedicada à manutenção da Muralha – uma gigantesca construção feita de gelo que se estende por quase quinhentos quilômetros na fronteira dos Sete Reinos, separando-os das terras dos selvagens – e à defesa dos reinos daquilo que se encontra além da Muralha. Os Homens da Patrulha da Noite vestem apenas o negro.

O Povo Livre de Bravos, não pertencem aos Sete Reinos, porém são bastante importantes na história. O povo livre são pessoas que vivem além da Muralha. Eles são conhecidos como Selvagens em todos os lugares ao Sul da Muralha. Há milhares de pessoas vivendo ao Norte da Muralha divididos em centenas de culturas, tribos, clãs, aldeias e grupos de corsários, alguns vivem em sociedade mais desenvolvidas, porém outros são totalmente não civilizados e hostis. O povo livre referem a si dessa forma para se diferenciar dos “ajoelhadores”, nome dado ao povo que vive ao Sul da Muralha, que são sujeitos a senhores e reis.

Muitas outras famílias e personagens são apresentados no decorrer da história, falaremos deles quando aprofundarmos mais nessa incrível série.

 

*sociedade em que a posição social do indivíduo é determinada pelo seu nascimento, pela sua origem familiar; organização própria da sociedade medieval.

Sobre Tais Andrade

Formada em RH, Hoteleria e tantas outras coisas, mãe do Enzo e a adulta com espírito mais jovem e descolado que eu conheço. Gosto de me manter por dentro de todas as novidades. E por último, mas não menos importante, amante de séries de TV.

Check Also

BRASIL GAME SHOW 2017 (BGS) | Jogos retrô, indies, etc!

Confira como foi nosso rolê na BRASIL GAME SHOW 2017! Ignoramos completamente os XBOX e ...

One comment

  1. Sempre tenho pensado que encantar-me-ia poder ler ou ver alguns episódios da série que se foquem exclusivamente à história de casas “secundárias”, Baratheon, Martell, Mormont, Tyrell. Encantar-me-ia poder ver como são os castelos daí, os animais, em fim, simplesmente conhecer a história das personagens e líderes das casas. Game Of Thrones é das melhores séries o ritmo é bom e consegue nos prender desde o princípio, eu quero li os novos livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *