21 de janeiro de 2018
Home | NOVIDADES | Novidades no Windows 10 em seu update de aniversário
Windows 10 update
Windows 10 update

Novidades no Windows 10 em seu update de aniversário

A Microsoft preparou uma atualização cheia de novidades com o Windows 10 Anniversary Update que será lançado em 2 de agosto.

Ela será disponibilizada gratuitamente para todos os usuários rodando o Windows 10 v1511.

As máquinas que estão atualizadas mesmo que com uma versão anterior, também receberão esse update.

Apesar do lançamento da atualização começar em 2 de agosto, a Microsoft já confirmou que nem todos receberão a atualização imediatamente, de acordo com Dona Sarkar, atual responsável pelo Windows Insider Program. A disponibilidade do Windows 10 Anniversary Update terá início globalmente no dia 2 de agosto para PCs e smartphones.

O Xbox One e o Microsoft HoloLens terão de esperar um pouco mais. A atualização para esses sistemas será disponibilizada algum tempo depois, sem data específica.

10 novidades no Windows 10 Anniversary Update

1 – Suporte para extensões no Microsoft Edge
Um dos recursos mai solicitados pelos usuários, e o que aumenta a concorrência do EDGE com o Chrome (que se tornou um devorador de memória RAM).

10 novidades no Windows 10 Anniversary Update

 

2 – Cortana no Brasil
Quando o Windows 10 foi lançado em julho de 2015, a assistente pessoal Cortana estava disponível apenas para os Estados Unidos e em outras poucas regiões.

Com o lançamento da versão 1511 em novembro de 2015 a quantidade de regiões onde a assistente estaria disponível foi ampliada, mas o Brasil ficou mais uma vez de fora.

Agora os brasileiros poderão utilizar oficialmente a Cortana com o Windows 10 Anniversary Update:

w10-au-nov-02

 

3 – Plataforma Windows Ink
A plataforma Windows Ink permitirá que os usuários escrevam diretamente em seus dispositivos de forma mais natural, como se estivessem escrevendo no papel.

w10-au-nov-03

 

4 – Windows Hello
Para quem gosta da plataforma de autenticação biométrica Windows Hello (introduzida com o Windows 10 em julho de 2015), o Windows 10 Anniversary Update permitirá o login via biometria em sites suportados no Microsoft Edge e em aplicativos:

w10-au-nov-04

 

5 – Mais opções de personalização
Com o lançamento do Windows 10 Anniversary Update, o sistema operacional ganhará mais opções de personalização. Não que isso conte muito, já que basta o windows rodar que esta ótimo (opinião de quem vos fala!).

w10-au-nov-05

 

6 – App-V e UE-V
O sexto item na lista com 10 novidades no Windows 10 Anniversary Update é a integração do App-V e UE-V nas edições Enterprise e Education do sistema operacional. Com isso as empresas e organizações não terão mais que baixar estes dois componentes separadamente.

O App-V (Microsoft Application Virtualization) é uma das ferramentas de virtualização que atualmente fazem parte do Microsoft Desktop Optimization Pack (MDOP). Ele transforma aplicativos em serviços gerenciados centralmente que não precisam ser instalados e por isso não entram em conflito com outros aplicativos.

Já UE-V (User Experience Virtualization) é uma solução de virtualização que proporciona uma experiência pessoal com o Windows em vários dispositivos.

Basicamente, ele permite que utilize uma versão virtualizada do Windows como se estivesse usando um PC local.

7 – Verificação Periódica do Windows Defender
O Windows 10 Anniversary Update introduziu uma nova opção para o Windows Defender* que só pode ser ativada por quem tem outro antivírus instalado, a Verificação Periódica.

Com a Verificação Periódica do Windows Defender, os usuários basicamente ganham uma camada extra de proteção contra malwares que não causa conflitos com outros antivírus instalados no PC.

Uma vez habilitada, esta opção permitirá que o Windows Defender verifique o PC em segundo plano e alerte o usuário caso algum malware seja encontrado:

w10-au-nov-06
*O Windows Defender é um software antivírus que vem pré-instalado no Windows desde o Windows 8.

8 – Definição automática de fuso horário
Uma das 10 novidades no Windows 10 Anniversary Update é o suporte para definição automática do fuso horário. Isto é útil para quem viaja muito a trabalho.

Esta opção vem desabilitada por padrão, mas é possível habilitá-la facilmente na seção Data e Hora do aplicativo Configurações:

w10-au-nov-07

9 – Lista de aplicativos sempre visível no menu Iniciar
Diferente do que ocorre no Windows 10 e no Windows 10 v1511, a lista de aplicativos agora fica sempre visível no Windows 10 Anniversary Update.

Esta mudança permite que o usuário encontre facilmente os aplicativos instalados:

w10-au-nov-08

10 – Suporte para o shell Bash
O último item desta lista com 10 novidades no Windows 10 Anniversary Update pegou muita gente de surpresa quando a Microsoft fez o anúncio no final de março: o suporte para o shell Bash.

Implementado em parceria com a Canonical, o suporte para o shell Bash permitirá que os desenvolvedores acessem vários binários do Ubuntu no Windows 10 sem precisar entrar em um ambiente do Linux.

Basicamente o que a Microsoft fará é instalar uma imagem do Ubuntu no Windows para habilitar esta funcionalidade. Os usuários poderão acessar os arquivos via Bash e executar aplicações como Emacs, grep, awk e vi diretamente no Windows 10.

Para utilizar o Bash, primeiro é necessário primeiro habilitar o Modo Desenvolvedor entrando em Configurações > Atualizações e Segurança > Para desenvolvedores.

Depois abra o Painel de Controle clássico, clique em Programas e depois em Ativar ou desativar recursos do Windows. Selecione Subsistema do Windows para Linux (Beta) e confirme:

w10-au-nov-13
Para instalar o Bash, abra o prompt de comando, digite bash e pressione Enter:

w10-au-nov-11

w10-au-nov-12

 

Como podemos conferir será um update cheio de novidades, tanto pro usuário casual até para profissionais e desenvolvedores.

Lembrando que quanto mais atualizado você mantém seu sistema operacional, mais seguro você está, hoje na internet as ameaças são inúmeras, então, se proteja!

 

Fonte: Badoo

Sobre Allan Oliveira

Allan Oliveira
Desenvolvedor, publicitário, entusiasta, gamer, um eterno curioso de mente inquieta, aficionado em Sci-Fi e animes. Montou muito computador, consertou diversas impressoras até atingir seu patamar atual. Atualmente possuiu o know-how com vasta experiência na criação e desenvolvimento web. Hoje atua principalmente como desenvolvedor e consultor em novas tendências, depois da tecnologia sua grande paixão é a astronomia.

Check Also

Tech Cycle Challenge: Inovação para quem gosta de bike

Os números que rodeiam o universo dos ciclistas não são nada satisfatórios. Segundo a ONG ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *