20 de novembro de 2017
Home | CULTURA POP | Literatura | O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares

O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares

IMG_8523

Leitura recente… o livro nem tanto. Lançado em 2011 nos EUA e ganhando destaque agora, afinal de contas, em setembro teremos um filme baseado no primeiro livro, O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, de Ramson Riggs tem angariado muitos fãs. Felizmente, hoje, para quem gostar e quiser continuar a leitura, a trilogia toda está escrita. No entanto, o terceiro livro, Library of Souls, ainda não recebeu tradução para o português.

O autor teve a ideia de escrever sua história com base em fotos “esquisitas” – para alguns leitores, perturbadoras ou inquietantes – recolhidas de uma coleção própria ou de pessoas conhecidas. As fotos são antigas e mostram pessoas diferentes na sua aparência ou fazendo coisas extraordinárias. Assim, nasceu a história de um lar para crianças especiais – que levitam, manipulam o fogo, ou mesmo a vida – cuidado por uma diretora capaz de lidar com o tempo. Com a intenção de esconder as crianças a olhos vistos, a srta. Peregrine as educa para lidar com seus dons e crescerem em um ambiente saudável.

Mas, é claro que problemas acontecem no paraíso, certo? Certo, caso contrário, não haveria literatura…

A minha experiência de leitura mostrou, na verdade, uma obra literariamente mediocre e cheia de clichês. Não que a história não seja interessante, mas não tem nada de original. Embora seja um texto bastante fluído, nos traz um universo que não é incomum nos livros de literatura infant0-juvenil… Talvez Harry Potter tenha estragado a coisa toda para os outros autores… Além disso, a linha da trama segue exatamente todos os passos da jornada do herói. Um herói menino, que torna-se órfão, mas que tem habilidades vitais para que a história se desenrole… entendem o que eu quero dizer? Ainda há a menina difícil de lidar, mas com um coração de ouro e que muda o entendimento do protagonista sobre sua nova realidade apresentada e o motiva a seguir o seu destino.

Resumindo, nada de peculiar. No entanto, é uma leitura leve e que prende tanto pelo estilo quanto pela trama. Assim, se você, leitor, procura um livro para tomar uns sustos (talvez mais com as fotos do que com os acontecimentos) e quer alguma aventura, está na estante certa.

Em setembro de 2016, será lançado do filme baseado no livro. A direção é de Tim Burton que traz em sua estética, essa sim peculiar, uma adaptação que pode desagradar os leitores fieis da história… No entanto, como entretenimento, uma boa recomendação… para quem quer ir além dos super heróis que tomaram as telas de cinema desse ano.

Quer saber o que espera? Veja o trailer!!!!

 

Tathy

Sobre Tathy Morselli

Tathy Morselli
Tathy é professora, escritora e tradutora. Estudou Pedagogia e fez pós-graduação em Estudos Literários. Tem uma biblioteca razoável, um Kindle debaixo do braço e sempre uma câmera na mão. Acredita que desassossegar as pessoas leva a visões e pensamentos mais profundos sobre o mundo que nos cerca.

Check Also

Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2016

Fomos passear na Bienal do Livro de São Paulo. Foi um domingo ótimo, com surpresas ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *