21 de agosto de 2017
Home | Cêviu | Cine Olido exibe filme sobre refugiados e promove debate

Cine Olido exibe filme sobre refugiados e promove debate

posterO filme “Eu estou com a noiva”, que aborda a história de um grupo de refugiados em meio ao conflito na Síria, será exibido dia 23 de janeiro, às 19h, no Cine Olido, em São Paulo, seguido por um debate com o refugiado sírio Talal Al Tinawi e o advogado da Cáritas São Paulo, Daniel Bertolucci Torres. A entrada é franca.

A co-produção entre Itália e Palestina foi uma das atrações da 11ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, promovida pelo ICArabe em 2016. No filme, um poeta palestino e um jornalista italiano conhecem um grupo de sírios e palestinos em Milão, que entraram na Europa através da ilha italiana de Lampedusa, com o objetivo de escapar da guerra na Síria. Eles decidem ajudar os refugiados a completarem sua jornada rumo à Suécia por meio de um casamento arranjado – e, com sorte, assim evitar que sejam presos como traficantes.

As atuais leis de imigração não lhes dá qualquer alternativa, a menos que, alguém decida desobedecer essas leis. E foi isso o que os diretores fizeram. Com uma palestina vestida como noiva e uma dúzia de amigos italianos e sírios como convidados de casamento, eles cruzam a metade da Europa em uma viagem de três mil quilômetros em apenas quatro dias.

Esta viagem é emocionalmente carregada e traz não apenas histórias, mas as esperanças e os sonhos dos cinco palestinos e sírios e também dos diferenciados e especiais “traficantes” de pessoas. E ainda revela um lado desconhecido da Europa – uma Europa transnacional, solidária e irreverente que ridiculariza as leis e as restrições impostas por um continente que ainda se sente uma fortaleza. É um documentário do que ocorreu na estrada de Milão para Estocolmo de 14 a 18 de novembro de 2013.

O evento é uma iniciativa de Cyro Saadeh, que estudou cinema e é Procurador do Estado de São Paulo, e conta com o apoio de uma série de instituições: além do Instituto da Cultura Árabe, Sindiproesp (Sindicato dos Procuradores do Estado de São Paulo), Cine Olido, Le Monde Diplomatique Brasil, Caros Amigos, Adus, Apesp e Cáritas de São Paulo realizam a exibição.

Os debatedores:

Daniel Bertolucci Torres é advogado integral no setor de Proteção do Centro de Referência para Refugiados da Caritas Arquidiocesana de São Paulo. É também mestrando em Direitos Humanos na Faculdade de Direito da USP, com pesquisa em proteção trabalhista para refugiados.

Cyro Saadeh, formado em direito e jornalismo, fez cursos de cinema na Escuela de Cine y TV de San Antonio de los Banos – EICTV, em Cuba, no SENAC e também na Academia Internacional de Cinema – AIC, em São Paulo. Exerce há 22 anos o cargo de Procurador do Estado de São Paulo.

Talal Al Tinawi, outro debatedor, é sírio, engenheiro mecânico e morava em Damasco durante a guerra. Está há 3 anos no Brasil e abriu um restaurante através de doações.

SERVIÇO:

Exibição do documentário “Io Sto con la Sposa” (ITA/PAL/2014, 89min. Direção: Antonio Augugliaro, Gabriele del Grande e Khaled Soliman al Nassiry)

Segunda (23), às 19h, seguido de debate.

Cine Olido: Avenida São João, 473, centro (metrô Anhangabaú)

Grátis

Sobre Cristiano Boti

Cristiano Boti
Filho da Leninha, pai da Belinha e do pequeno Sam, sãopaulino chato e baterista das bandas Lunatone e Gil Sant'Anna. Designer gráfico formado pela vida com pós-graduação nas ruas de São Paulo. Apreciador de boa música e de bons filmes. Fã de Jorge Ben, Beastie Boys, Tarantino e Chaplin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *