21 de janeiro de 2018
Home | NOVIDADES | Inovação | Qualcomm, EMBRAPA e ISES anunciam parceria para impulsionar o crescimento econômico e social no Brasil

Qualcomm, EMBRAPA e ISES anunciam parceria para impulsionar o crescimento econômico e social no Brasil

(Photo credit should read JEAN PIERRE MULLER/AFP/Getty Images)
Foto: JEAN PIERRE MULLER/AFP/Getty Images

A Qualcomm Incorporated, por meio da iniciativa Qualcomm® Wireless Reach™, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto de Socioeconomia Solidária (ISES) anunciaram, em 30 de junho, que estão colaborando para desenvolver tecnologias para drones com o objetivo de apoiar os agricultores no Brasil.

O Programa de Desenvolvimento de Tecnologias para o Uso de Drones em Agricultura de Precisão tem o objetivo demonstrar como essas soluções podem ser aplicadas para reduzir o impacto ambiental e aumentar a produtividade das culturas.

Avançadas tecnologia que serão embarcadas no drone terão como missão coletar, processar, analisar e transmitir dados das lavouras em tempo real.

Os dados serão utilizados, assim como no Cowlar (Lembra? Caso não, clique aqui.), para detectar qualquer problema, como pragas, problemas de irrigação e até deficit de nutrientes.

Com todas estas informações em mãos, agricultores podem tomar medidas precisas para, por exemplo, evitar o uso demasiado de defensivos agrícolas (pesticidas e afins), excesso de fertilização, além de possibilitar a irrigação de campos secos afim de reduzir o impacto ambiental e ampliar a produtividade.

Hoje, o custo de uma operação como esta ainda é inacessível para pequenos e médios agricultores, porém a iniciativa tenta simplificar, desenvolvendo e construindo drones com sistemas já embarcados (presente no próprio drone), eliminando alguns custos e tornando mais barato o custo de aquisição e operação.

Após o desenvolvimento de sistemas de bordo para drones o programa terá testes de campo com os dispositivos e uma avaliação para medir o seu impacto econômico e social.

Vamos torcer para que os resultados sejam positivos. Com isso será possível comprovar que os drones podem permitir a adoção de medidas imediatas em favor do meio ambiente e negócios, aumentando não só o lucro, como diminuindo o impacto ambiental negativo.

A iniciativa Wireless Reach financia o programa, que será implementado em colaboração com a Embrapa, empresa estatal vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o ISES, uma organização sem fins lucrativos que implementa tecnologias ligadas ao desenvolvimento social e geração de renda.

A TIM através da sua área de Inovação e Desenvolvimento de Negócio será a parceira preferencial de telecomunicações do projeto contribuindo com a habilitação da rede LTE nos laboratórios e campos de prova, permitindo através da sua rede LTE à conectividade dos drones com a central de processamento das informações. A ativação do LTE se dará por meio do desenvolvimento de uma rede Small Cell no laboratório de precisão e da utilização da maior cobertura LTE no Brasil.

Lembrando que, com esta iniciativa, muitos locais antes ermos à comunicação podem receber sinal de celular, também trazendo mais este conforto a regiões agrícolas. Independente da empresa, sempre acho positivo que cada vez mais pessoas possam ter meios de se comunicar.

A Qualcomm entende as diversas formas pelas quais os avanços nas tecnologias móveis fortaleceram o desenvolvimento econômico e social e trabalha para permitir uma transformação ainda maior em apoio à inovação e à sustentabilidade ambiental. Para saber mais sobre o trabalho da Qualcomm e o que os colaboradores do seu programa estão fazendo, clique aqui.

A EMBRAPA desenvolve pesquisas agrícolas em diversos assuntos, incluindo agropecuária e grãos, e dedica-se à utilização de pesquisa pura e aplicada para a agricultura. Para mais informações, visite o site.

O ISES é formado por uma estrutura multidisciplinar para criar soluções de redução da pobreza para negócios inclusivos. O instituto auxilia na incubação e aceleração de empresas inclusivas, unindo forças e conhecimentos para promover metodologias relacionadas ao fomento de atividades de empreendedorismo para a base da pirâmide. Para mais informações, visite o site.

Sobre Allan Oliveira

Allan Oliveira
Desenvolvedor, publicitário, entusiasta, gamer, um eterno curioso de mente inquieta, aficionado em Sci-Fi e animes. Montou muito computador, consertou diversas impressoras até atingir seu patamar atual. Atualmente possuiu o know-how com vasta experiência na criação e desenvolvimento web. Hoje atua principalmente como desenvolvedor e consultor em novas tendências, depois da tecnologia sua grande paixão é a astronomia.

Check Also

Tech Cycle Challenge: Inovação para quem gosta de bike

Os números que rodeiam o universo dos ciclistas não são nada satisfatórios. Segundo a ONG ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *