21 de janeiro de 2018
Home | NOVIDADES | Empreendedorismo | SEBRAE lança manual com 10 dicas para se tornar um músico de sucesso

SEBRAE lança manual com 10 dicas para se tornar um músico de sucesso

10 dicas para o músico de sucesso

Sabemos que o Brasil é um país de “terra fértil”, temos grandes profissionais em todos setores, e grandes talentos que precisam amadurecer ou absorver novos conhecimentos para evoluir como profissional. Atualmente tem-se falado muito em empreendedorismo, e eu particularmente acho ótimo, pois essa é uma forma das pessoas se tornarem mais sedentas por conhecimento e de alguma forma evoluir.

Quem nunca teve o sonho de se tornar um músico, cantor, baterista, guitarrista, enfim um grande artista do meio da música? Eu tive, só me faltava talento para tocar bateria. Mas muitos que tinham esse sonho seguiram em frente, alguns se tornaram grandes estrelas, outros grandes fenômenos em um curto espaço de tempo e outros tantos que batalham tocando em noites pelos bares, e é justamente nesse último grupo, que muitas vezes falta uma visão mais empreendedora sobre sua carreira. Até pouco tempo, empreender no segmento da música não fazia parte da agenda dos artistas. Hoje, essa perspectiva mudou. Começa a ficar distante o tempo em que ser músico limitava-se a saber tocar um instrumento.

Quem é músico e quer sobreviver, ser reconhecido e crescer nessa arte, já percebeu a importância de garantir algo mais, ou seja, ser o gestor da própria carreira musical. Esse é um mercado amplo, diversificado e em constante transformação. Nos últimos anos, surgiram novas oportunidades e políticas públicas que apoiam e estimulam os profissionais da música no Brasil. Há muitas escolas dedicadas à formação desse segmento, porém, o empreendedorismo ainda é um desafio para a maioria dos artistas. Atento à evolução desse ambiente e às perspectivas da economia criativa, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) preparou dez dicas para apoiar você, músico, que deseja conquistar o público e ganhar os aplausos da plateia.

O manual abrange pontos estratégicos para o músico como, planejamento e controle dos resultados da sua arte, planejamento de carreia, proteção com direitos autorais, inovação, sugestão de eventos segmentados, captação de patrocínio, prestação de contas e novidades do setor.

Para visualizar o manual completo é bem simples, basta clicar neste link e ter acesso a todo conteúdo que o SEBRAE estudou e organizou de forma simples e prática para você que deseja se tornar um músico de sucesso. Até a próxima, aproveite ao máximo, e se você conhece algum músico, mande este link para ele. Abs!

Sobre Ricardo Queiroz

Ricardo Queiroz
Criador do portal Amplifique-se e apaixonado por comunicação e todos os poderes de transformação que a internet possui, formado em publicidade, amante do frio e cerveja. Desde 2006 trabalho como webdesigner, mas nos últimos anos fui conhecer o mercado offline, isso me ajudou a ter uma visão 360 em todo o processo criativo do meu trabalho. Fujo da rotina e da zona de conforto.

Check Also

Tech Cycle Challenge: Inovação para quem gosta de bike

Os números que rodeiam o universo dos ciclistas não são nada satisfatórios. Segundo a ONG ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *