23 de outubro de 2017
Home | NOVIDADES | Stanford publica o primeiro relatório dos próximos 100 anos de estudos sobre INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.

Stanford publica o primeiro relatório dos próximos 100 anos de estudos sobre INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.

O primeiro relatório de 100 Anos de Estudos em Inteligência Artificial (AI100) iniciado em 2014, é um estudo a longo prazo sobre inteligência artificial (IA) e suas influencias sobre pessoas, comunidades e a sociedade. Esse estudo, que publicará resultados a cada 5 anos pelos próximos 100 anos,  analisa a ciência, engenharia e desenvolvimento de sistemas computacionais capacitados por inteligência artificial.

A inteligência artificial é uma ciência e conjunto de tecnologias computacionais que se inspira – mas geralmente funciona bem diferente – no sistema nervoso do ser humano e na maneira com que o corpo aprende, sente e interage com o ambiente a sua volta. Mesmo que o progresso de desenvolvimento em IA venha sendo um pouco desequilibrado e imprevisível devido à velocidade com que essa tecnologia evolui e o nível de complexidade, é possível listar diversos avanços significantes desde o seu surgimento, há 60 anos: Planejamento de IA e visão computacional, por exemplo, impulsionam a industria de Games que são hoje um importante nicho do entretenimento, chegando a ser ainda maior que Hollywood. Deep Learning, uma forma de “aprendizado de maquinas” baseada em redes neurais (modelos computacionais inspirados pelo sistema nervoso central do cérebro) é um outro exemplo de como a IA fez do reconhecimento de voz algo tão pratico para ser usado em nossos smartphones e lares.

“A inteligência artificial é a atividade dedicada a fazer máquinas inteligentes, e inteligência é a qualidade que permite que uma entidade funcione adequadamente em seu ambiente .” Nils J. Nilsson

Estas tecnologias são adaptadas para funções bem específicas. Cada aplicação normalmente requer anos de pesquisa especializada e uma construção única e cuidadosa. Em aplicações semelhantes, pode ser esperado aumentos consideráveis no futuro da utilização de tecnologias de IA, incluindo mais carros de auto-condução, diagnósticos de saúde e tratamentos direcionados e assistência física para atendimento aos idosos. IA e robótica também serão aplicadas mundo afora nas indústrias com dificuldades para atrair trabalhadores mais jovens, como a agricultura, processamento de alimentos, centros de atendimento e fábricas. Eles vão facilitar a entrega de compras on-line através de drones, auto-condução de caminhões, ou robôs que podem subir escadas.

relatorio-dos-proximos-100-anos-de-inteligencia-artificial-Stanford

Este relatório é o primeiro de uma série a ser emitida em intervalos regulares como parte do
100 Anos de Estudos em Inteligência Artificial (AI100), considerando as influências prováveis de IA em uma
típica cidade norte-americana no ano de 2030. O relatório se inicia compartilhando uma visão geral da IA e explicando como funciona. Em seguida o assunto se aprofunda em como a IA afeta mais especificamente as áreas de trasporte, robótica domestica, saúde, educação, pobreza, segurança publica, entretenimento e muitas outras.  Por fim você também poderá se aprofundar nas recomendações de especialistas sobre os efeitos da IA na humanidade e mudanças legislatórias associadas ao tema.

Para ter uma ideia do que o futuro da inteligência artificial reserva é possivel baixar o PDF do relatório completo em inglês diretamente do site

Sobre Danilo Correia

Aspirante a empreendedor no ecossistema de Startups da América do Norte. Praticante de marketing on-line com proficiência em mídia social. Mora em Vancouver no Canadá e é apaixonado por fotografia, tem grande interesse em história e avanços em tecnologia. Valoriza a criatividade, integridade e gratidão. Sonha em guiar a humanidade para um melhor destino através de empreendedorismo e tem o desejo de viajar o Mundo e o Espaço Sideral.

Check Also

AES lança programa de aceleração de startups com apoio de até 500 mil reais

Durante a abertura da São Paulo Tech Week, ocorreram vários painéis que apresentaram soluções e projetos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *