21 de janeiro de 2018
Home | NOVIDADES | Empreendedorismo | Startup brasileira em inteligência agropecuária

Startup brasileira em inteligência agropecuária

Start-up brasileira em inteligência agropecuária

No meu último artigo (que você pode conferir clicando aqui), falamos sobre a tecnologia ajudando na agropecuária, e hoje venho para falar sobre a SPECTRA, startup que nasceu da ideia dos alunos Bruno Barbosa dos Santos, Daniel Silveira Machado, Guilherme Luiz Pereira e Rafael Matias de Lima, do MBA em Gestão Estratégica de Negócios da FIAP e acabou como ganhadora do STARTUP-ONE.

A SPECTRA fornece ao produtor rural ferramentas de apoio à tomada de decisão para ganho na produtividade e detecção antecipada da ação de pragas e doenças. O vídeo abaixo explica um pouco do que a SPECTRA faz:

Os desenvolvedores conseguiram criar um algoritmo que avalia, através do reflexo da luz do sol na colheita se a mesma esta bem, necessita de nutrientes ou mesmo se sofre com alguma praga. Estas fotos podem ser fotos de satélite ou mesmo fotos tiradas por drones. Tudo isso fica disponível para o produtor em uma plataforma, com gráficos e diversas informações que são vitais ao produtor.

Uma das missões é reduzir as perdas que chegam até 40% da colheita, fazendo o produtor agrícola a aumentar sua produtividade. Detectar antecipadamente a ação de pragas e doenças. Já pecuária ele promete melhor acompanhamento na saúde e monitoramento do animal.

Tudo isso para que os produtores tenham em mãos e em tempo real formas de analisar não só a produção, mas o mercado, tomando assim as melhores decisões, como o plantio, colheita e negociação de sua produção e/ou rebanho.

Tudo isso mirando a prevenção e redução de perdas, que não é só uma economia para o bolso, é também um alívio pro meio-ambiente, como falamos na outra matéria, a redução de fertilizantes, agrotóxicos e afins, tudo isso contribui para um plantio mais saudável para o campo e para nós consumidores.

Quem quiser saber mais sobre, acesse o site da SPECTRA.

Sobre Allan Oliveira

Allan Oliveira
Desenvolvedor, publicitário, entusiasta, gamer, um eterno curioso de mente inquieta, aficionado em Sci-Fi e animes. Montou muito computador, consertou diversas impressoras até atingir seu patamar atual. Atualmente possuiu o know-how com vasta experiência na criação e desenvolvimento web. Hoje atua principalmente como desenvolvedor e consultor em novas tendências, depois da tecnologia sua grande paixão é a astronomia.

Check Also

Tech Cycle Challenge: Inovação para quem gosta de bike

Os números que rodeiam o universo dos ciclistas não são nada satisfatórios. Segundo a ONG ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *