21 de janeiro de 2018
Home | CULTURA POP | STRANGER THINGS – Uma doce viagem aos anos 80

STRANGER THINGS – Uma doce viagem aos anos 80

stranger-things-title-card

Stranger Things é uma série americana de suspense, ficção científica e drama, criada pelos irmãos Matt e Ross Duffer. A primeira temporada entrou para o catálogo da Netflix no dia 15 de julho de 2016 e possui 8 episódios com cerca de uma hora de duração cada.

A série se passa no ano de 1983 e é uma declaração de amor aos anos 80, totalmente tematizada pelos elementos culturais da década, com uma trilha sonora que remete aos marcantes sintetizadores da época e inúmeras referências a obras de Steven Spielberg, John Carpenter e Stephen King, considerados as grandes inspirações dos irmãos Duffer para a realização do projeto. Ela recebeu críticas muito positivas pela sua caracterização, ritmo, atmosfera, atuação, trilha sonora, direção, roteiro e as homenagens a filmes do gênero dos anos 80.

giphy

Em uma noite aparentemente normal na pequena cidade de Hawkins, em Indiana, o garoto Will Byers (Noah Schnapp) depois de passar o dia jogando com os melhores amigos Mike Wheeler (Finn Wolfhard), Dustin Henderson (Gaten Matarazzo) e Lucas Sinclair (Caleb Mclaughlin), volta para casa, porém no trajeto ele se depara com uma criatura bizarra, atordoado pela visão ele busca refúgio em sua casa, mas a criatura continua a persegui-lo e em meio a gritos ele desaparece sem deixar vestígios. Após o desaparecimento de Will seus amigos se unem para tentar descobrir o que aconteceu e trazê-lo de volta, custe o que custar.

Na manhã seguinte quando os amigos de Will vão procurá-lo na floresta próxima à casa deles, encontram uma misteriosa garota de cabelos raspados e tatuagem de um 011 no braço, apelidada de Eleven ou El (Millie Bobby Brown), Onze na versão brasileira. A garota possui estranhas capacidades psíquicas e habilidades telecinéticas – remetendo a Firestarter, Carrie, Scanners e outros clássicos sobre o tema, não por acaso, todos dos anos 80 -, El passa a se esconder no porão da casa de Mike, mesma forma que os garotos de E.T. escondiam o amigo espacial.

boys

É fato que o desaparecimento de Will e o surgimento de El estão conectados de alguma forma e caberá aos garotos descobrir, porém eles não estão sozinhos em meio a esses acontecimentos sinistros, extraordinários e estanhos. Há outros personagens empenhados que ajudam a conduzir a trama, a mãe de Will, Joyce Byers (Winona Rider), se mostra disposta a tudo para encontrar seu filho, até mesmo colocar sua sanidade mental à prova, como em cenas em que ela se nega a acreditar que o filho está morto, mesmo diante dos fatos, e descobre como se comunicar com Will através das luzes de Natal. Joyce conta a ajuda do Xerife Jim Hopper (David Harbour), que por não aceitar a perda da filha trata o desparecimento de Will como pessoal, e faz de tudo para desvendar os mistérios que pairam sobre a cidade.

stranger-things

Líder do núcleo adolescente de Stranger Things, Jonathan Byers (Charlie Heaton), o irmão mais velho de Will acompanhado de Nancy Wheeler (Natalia Dyer), irmã mais velha de Mike, buscarão respostas para os desaparecimentos misteriosos e para o avistamento de uma criatura na floresta. Todos os personagens iniciam buscas pela verdade isolados, mas aos poucos suas descobertas irão os levar para o mesmo ponto.

Todo bom enredo precisa de um vilão e este é papel do Dr. Martin Brenner (Matthew Modine), um sinistro diretor de um instituto de pesquisas que trabalha para o governo norte-americano, a sede desse departamento fica nos arredores de Hawkins, protegida por altos muros e muitas câmeras de segurança. O roteiro acena para experimentos patrocinados por agências governamentais durante a Guerra Fria, realizados em segredo já que poderiam resultar em vantagens sobre os inimigos soviéticos. Os estudos são extremamente antiéticos e os agentes fazem de tudo para acobertar suas ações, inclusive manipular provas, enganar autoridades e assassinar testemunhas.

Stranger Things consegue transmitir uma legitima sensação de suspense, gerando arrepios autênticos, sem recorrer a baldes de sangue, violência gráfica ou mortes escabrosas, investindo em um clima sombrio e acontecimentos inexplicáveis com o intuito de nos impressionar, a série é bem mais do que monstros assustadores saltando na tela.

stranger-things-1

Em agosto a Netflix confirmou a segunda temporada, mas ainda não possuem data de estréia. Ansiosos para ver o que acontece com os garotos?

Sobre Tais Andrade

Formada em RH, Hoteleria e tantas outras coisas, mãe do Enzo e a adulta com espírito mais jovem e descolado que eu conheço. Gosto de me manter por dentro de todas as novidades. E por último, mas não menos importante, amante de séries de TV.

Check Also

BRASIL GAME SHOW 2017 (BGS) | Jogos retrô, indies, etc!

Confira como foi nosso rolê na BRASIL GAME SHOW 2017! Ignoramos completamente os XBOX e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *