21 de janeiro de 2018
Home | NOVIDADES | Empreendedorismo | Tenho uma ideia de tecnologia inovadora, mas não sei programar… e agora?

Tenho uma ideia de tecnologia inovadora, mas não sei programar… e agora?

Muitos acreditam que a melhor maneira de se fazer um projeto ir pra frente, é montar um plano de negócios, colocar tudo em slides do ppt e sair apresentando sua ideia “inovadora” para investidores. E em seguida, pegar todo esse “dinheirão” e investir em um grande time de especialistas em programação para montar um “super sistema”.

 

Isso seria excelente se dinheiro fosse a única coisa que precisássemos para montar um negócio de sucesso. Se fosse tão fácil assim, grandes corporações não teriam dificuldade para se manter no mercado e competir com startups que surgem a todo instante.

Quem entende um pouco sobre o conceito de Lean Startup sabe que, injetar uma grande quantia de dinheiro em um projeto não significa que o mesmo terá grande sucesso. Antes mesmo de conseguir algum tipo de investimento, que dificilmente virá em um estágio que a ideia é única coisa que existe, o empreendedor tem que conseguir executar e provar de maneira simples e rápida que seu projeto realmente é algo que valha a pena investir tempo e dinheiro para transformá-lo em um negócio.

Então, agora eu tive esse magnífico insight, como fazer isso se tornar um grande negócio?

Você precisa construir um Produto Mínimo Viável (Minimum Viable Product) – que nada mais é do que uma versão simplificada de seu projeto com elementos essenciais para o seu funcionamento – entregar isso ao mercado que pretende atender e rapidamente entender se a sua solução realmente é o que o mercado precisa.

Mas como consigo fazer esse Minimum Viable Product?

Eis que nascem os Hackathons para salvar a vida dos empreendedores do século 21.

Hackathons – ou maratonas de inovação – são eventos que reúnem empreendedores, designers e desenvolvedores com o objetivo de resolver algum problema na vida das pessoas através do uso da tecnologia. Durante um hackathon, participantes têm a oportunidade de conhecer pessoas e montar um time para fazer suas ideias saírem rapidamente de um plano ideológico e se tornar um protótipo validado pelo mercado.

A maioria dos hackathons, em suas versões mais clássicas, são voltados para desenvolvedores de software que passam horas ou dias codificando algum tipo de tecnologia.

Mas o que acontece se eu tenho uma ótima ideia mas não sei programar software?

Não se desespere, hoje em dia já existem alguns eventos semelhantes a hackathons que não envolvem programação de software e são abertos para empreendedores sem conhecimento técnico. Como por exemplo, o ProtoHack, maratona empreendedora criada no Vale do Silício que hoje se expande mundo afora e chegou no Brasil.

Um Hackathon para empreendedores que não sabem programar. Como funciona o ProtoHack?

O ProtoHack é uma maratona empreendedora semelhante a um hackathon. Durante 12 horas de mentorias, inspiração, networking, workshops e prototipagem, os participantes iniciam o dia com uma ideia e ao término terão 90 segundos para fazer um pitch de seu projeto para a banca julgadora, formada por profissionais consolidados no mercado de startups e investidores.
 
Durante a maratona os participantes podem competir individualmente ou em times de até cinco pessoas, onde terão nove horas para criar protótipos funcionais de suas ideias com acompanhamento de profissionais de alto nível nas áreas de marketing, design, business, validação, pitch, entre outros.
 
Para participar do ProtoHack, não é necessário ter conhecimento em programação de software. O evento existe justamente para provar que qualquer profissional pode empreender no mercado de startups. Poderão ser utilizadas ferramentas de prototipagem, editores drag & drop, mockups, wireframes ou qualquer plataforma para apresentar seu projeto. 
 
O evento é bem dinâmico. Todos os participantes recebem acesso gratuito para ferramentas de prototipagem, comunidades de aprendizado e algumas outras premiações (avaliadas em até USD$300). Interessados podem acompanhar as noticias da maratona pelo facebook.

Quando acontece? Dia 29/10/2016

Qual o horário? Das 09:00 às 22:00

Onde acontece?  Engenho Maker – Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – São Paulo

Para se inscrever, acesse esse link: http://www.protohack.org/events/protohack-sao-paulo-p/

 

Sobre Danilo Correia

Aspirante a empreendedor no ecossistema de Startups da América do Norte. Praticante de marketing on-line com proficiência em mídia social. Mora em Vancouver no Canadá e é apaixonado por fotografia, tem grande interesse em história e avanços em tecnologia. Valoriza a criatividade, integridade e gratidão. Sonha em guiar a humanidade para um melhor destino através de empreendedorismo e tem o desejo de viajar o Mundo e o Espaço Sideral.

Check Also

7 Dicas de Marketing Digital para aumentar as vendas online 

Ter uma boa ideia, começar um negócio e oferecer um produto de qualidade são passos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *