18 de dezembro de 2017
Home | CRIATIVOS | Comunicação | Transformação Digital e o nascimento de um novo comportamento

Transformação Digital e o nascimento de um novo comportamento

Aconteceu no final do mês de agosto, na cidade de São Paulo, o GMIC, um dos maiores eventos sobre Mobile do mundo e nós do Amplifique-se, estivemos lá para trazer um pouco do que foi falado.

A Transformação Digital foi abordada por Diego Dzodan – Vice Presidente do Facebook na América Latina, explica como essa mudança influencia no nosso comportamento. 

Como vice-presidente de uma das maiores redes sociais empresas do mundo, e com base no comportamento de seus usuários, ele aponta o mobile como um dos principais responsáveis por essa transformação, e afirma que “o mobile não é só uma tecnologia e sim um comportamento”, respaldando sua afirmação com outra, “tudo é mobile hoje”. Podemos ver que graças aos aparelhos celulares, tablets, smartwatchs entre outros aparelhos nós temos a possibilidade de nos comunicarmos de qualquer lugar, fazermos pesquisas quando quisermos ou simplesmente pagarmos contas através deles de forma simples e confortável.

As redes sociais juntas dos gadgets citados a cima, contribuem fortemente para essa mudança comportamental. O Facebook, por exemplo, tem 1,7 bilhões de usuários no mundo, o Instagram vem em seguida com 500 milhões de usuários, e representam valores no Brasil de 108 milhões e 35 milhões respectivamente. Dzodan citou e exemplificou as características que levaram essas e outras redes sociais a esses números monstruosos. São elas:

Comunicação Imediata: Afinal, somos uma geração que não queremos esperar, o que justifica o sucesso dos mensageiros instantâneos como: Messenger e WhatsApp.

Expressiva: Ela deve ser rica em emoções e expressividade, para chegarmos o mais próximo de demonstrarmos o que estamos sentindo, isso torna a experiência mais rica. A forma encontrada para demonstra-las é através de: emojis, reactions, fotografias e vídeos simples.

Imersiva: Cada vez mais queremos ser parte de um evento e mostrar o momento que estamos vivendo, as imagens e vídeos em 360 graus, junto das lives são um ótimo exemplo desse novo comportamento.

As redes sociais que souberem explorar esses pontos da melhor forma possível e de acordo com suas características terão grandes chances de atingir ou perpetuar seu sucesso com seus usuários.

O aprendizado que o evento pode nos fornecer gira em torno da influencia do mobile sobre nossos comportamentos e a forma como reorientou a maneira de nos comunicamos. Além disso, essa mudança comportamental vem para encerrar o ciclo onde as pessoas se comunicavam simplesmente por estarem próximas fisicamente, sem necessariamente terem gostos em comum, e iniciar o ciclo onde as pessoas se comunicam por terem gostos semelhantes sem que elas tenham a necessidade de estarem próximas. Pensando dessa forma e ao contrário do que dizem, essa não é uma geração anti social, ela só utiliza os benefícios da tecnologia atual para se aproximar e comunicar com pessoas que tenham afinidade e a consequência disso é o deslocamento de atenção do ambiente físico para o virtual.

Espero que tenham gostado do texto, o assunto é bem reflexivo e pode nos proporcionar uma grande troca de ideias, não seria legal? Vou esperar por vocês hein.

Sobre Gustavo Luiz

Gustavo Luiz
Formado em PP e Marketing, levo a vida com um sorriso no rosto, e acredito que comunicação e alguns amigos podem fazer total diferença em qualquer projeto.

Check Also

Lollapalooza, música e marcas em experiências incríveis.

Fala, galera. O ano já começou faz tempo, o carnaval está ai e logo após ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *