21 de janeiro de 2018
Home | NOVIDADES | Inovação | Universitário cria software educativo e interativo que utiliza reconhecimento de voz!

Universitário cria software educativo e interativo que utiliza reconhecimento de voz!

Universitário cria software educativo e interativo que utiliza reconhecimento de voz!

O Pergunte é um aplicativo educativo interativo para computador, que utiliza meios lúdicos e conta com um grande diferencial: o reconhecimento de voz.

Agora, você pode falar que já existem vários sistemas de reconhecimento de voz. Sim, meu pequeno gafanhoto, existem. Porém, o Pergunte tem uma outra carta na manga: ele realiza o reconhecimento e a síntese da voz.

Resumindo: o programa utiliza o reconhecimento de voz para entender as perguntas feitas pelos alunos e, em seguida, utiliza a reprodução artificial da voz humana para responder a questão. Atualmente não há uma aplicação que combine essas duas tecnologias (reconhecimento e síntese de voz), especialmente com este foco educacional e voltado a um aplicativo de perguntas e respostas tão pontual.

Uma das funcionalidades mais legais é que o aplicativo pode receber novas informações e dados a qualquer momento, tornando o programa flexível e atendendo mais rapidamente qualquer necessidade de atualização .

Segundo Walison Barberá (Coordenador do Curso de Sistemas de Informação):

“O aplicativo fomenta e desperta a curiosidade e o senso crítico e questionador dos estudantes, por meio de uma interface amigável e atraente. Além disso, o ‘Pergunte’ deixa o aluno à vontade, uma vez que o computador não inibe seus questionamentos, mas prontamente responde-os”

Tudo começou como um trabalho de conclusão de curso (TCC) do aluno Rodrigo Gonçalves e do orientador Walison Barberá no Centro universitário de Bebedouro/MG e já conta até com registro de patente perante o INPI.

O Pergunte começou em 2013 durante o projeto de iniciação científica, desenvolvido por Rodrigo. A partir daí foi ganhando corpo até que em 2015 o artigo científico sobre o software foi aceito na EDULEARN15 – Conferência Internacional anual sobre Educação e Novas Tecnologias, que em 2015 aconteceu em Barcelona, na Espanha.

O software ficará disponível para utilização no NIAAP – Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Aprendizagem do UNIFAFIBE. Segundo o Pró-Reitor Acadêmico, Prof. Me. Hélio José dos Santos Souza, o Centro Universitário desenvolverá um projeto de extensão para utilizar o “Pergunte” nas escolas públicas de Bebedouro, além de deixá-lo acessível para outras instituições de ensino.

Eu adoraria ter o Pergunte, honestamente. Eu perguntaria muitas coisa pra ele durante o dia todo. Acho que até a Wikipedia sentiria minha falta.

Sobre Allan Oliveira

Allan Oliveira
Desenvolvedor, publicitário, entusiasta, gamer, um eterno curioso de mente inquieta, aficionado em Sci-Fi e animes. Montou muito computador, consertou diversas impressoras até atingir seu patamar atual. Atualmente possuiu o know-how com vasta experiência na criação e desenvolvimento web. Hoje atua principalmente como desenvolvedor e consultor em novas tendências, depois da tecnologia sua grande paixão é a astronomia.

Check Also

Tech Cycle Challenge: Inovação para quem gosta de bike

Os números que rodeiam o universo dos ciclistas não são nada satisfatórios. Segundo a ONG ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *