23 de outubro de 2017
Home | COMPORTAMENTO | Vai viajar? Saiba o que fazer com seu animal de estimação

Vai viajar? Saiba o que fazer com seu animal de estimação

Ser dono de bichinho de estimação é assumir as delícias e as angustias da tutela de quem se ama muito. Nesse final de ano, é quase impossível não pensar em uma viagem sem considerar o bem-estar do seu animalzinho, não é mesmo?

Embora existam alguns locais que cuidam dos pets por um tempo, optar por levar seu animal para uma viagem pode ser uma experiência incrível para ambos. Livia Romeiro, CRMV 21117, especialista em comportamento canino do Vet Quality, dá dicas para tornar sua viagem tranquila e segura com ele.

A especialista lembra que alguns itens são essenciais, como: a coleira e guia; ração em quantidade adequada para período da viagem; potes para água e comida; shampoo de costume; toalha; cama; brinquedos; medicamentos de uso contínuo e para emergências.

A viagem

Livia Romeiro explica que “a escolha do meio de transporte mais adequado vai depender da distância até o destino final. Viagens longas de carro causam maior estresse ao animal”. Ela ainda lembra que “antes da viagem, seja ela de carro ou avião, evite alimentar o animal para evitar enjoo”.

pet2Se sua viagem for de carro:

O animal deve ser transportado no banco traseiro utilizando cinto de segurança especial para cães ou caixa de transporte adequada para cães e gatos.

O ambiente dentro do automóvel deve estar fresco, o excesso de calor pode causar danos irreversíveis à saúde do animal.

Em caso de viagens longas, parar a cada 2 horas para oferecer água e passear com o animal.

Se sua viagem for de avião:

Atentar-se as regras de cada companhia aérea quanto ao tipo e tamanho de caixa de transporte necessário, necessidade de sedação do animal, reserva da viagem, documentação necessária para embarque do animal, e lembrar que o número de animais por voo é limitado.

Algumas companhias permitem a viagem do animal na cabine junto com seu dono ao invés de ir no bagageiro, informe-se com a companhia aérea.

Não seja pego desprevenido

Doenças são comuns, por isso, é bom estar prevenido. O animal deve estar com vacinação e vermifugação atualizadas. Viagens litorâneas exigem prevenção contra Dirofilariose ou verme do coração. Já as viagens para zonas rurais é preciso prevenção contra pulgas e carrapatos, além de cuidados com berne e picadas de insetos que podem ocasionar reações alérgicas. Mas se tiver dúvidas em qualquer uma dessas situações ou qualquer alteração no estado físico e comportamental do seu animal, procure um médico veterinário.

Fique atendo!

Viagens de carro ou avião exigem documentação que comprovem a saúde e a vacinação do animal.

Caso sua viagem seja nacional, tenha em mãos:

O certificado de vacinação antirrábica para animais com mais de 4meses de idade contendo o nome do laboratório produtor da vacina, lote e validade da vacina. A vacina deve ser aplicada com mais de 30 dias de antecedência e menos de 1 ano da data da viagem.

Atestado de saúde emitido por um médico veterinário, com informações sobre as condições de saúde e se o animal está apto para viajar. O atestado possui validade de 10 dias a partir data de emissão.

petCaso sua viagem seja internacional, tenha em mãos:

Certificado Zoosanitário Internacional (CZI) emitido pelo Ministério da Agricultura, gratuitamente, nos aeroportos internacionais. Para isso, agende com antecedência uma consulta para realização dos procedimentos necessários para emissão do documento. O prazo para emissão do mesmo pode passar de 30 dias úteis.

Atestado de saúde emitido por um médico veterinário, com informações sobre as condições de saúde e se o animal está apto para viajar. O atestado possui validade de 10 dias a partir data de emissão.

Carteira de vacinação atualizada.

Documento de comprovação da aplicação do microchip, contendo o número, data da aplicação e localização, devidamente firmada pelo técnico responsável.

Alguns países exigem exames e documentos específicos, além de realizarem quarentena na chegada do animal. É importante se informar antes de agendar a viagem. Não deixe para a última hora!

Sobre Caco Batista

Jornalista, fez sua vida apoiando-se em porquês. Acredita que histórias são fragmentos de vida que qualquer um pode compreender.

Check Also

Férias no Museu do Futebol resgata brincadeiras de rua com o universo da Turma da Mônica

De quinta a domingo no mês de janeiro, a garotada se divertirá com jogos como ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *